“Só muda o fuso horário”. Será?!

Bom, pessoas, estou de volta aqui e decidi dividir meu diário de um modo mais interessante. Pegarei alguns temas interessantes falando sobre as mudanças que observei aqui na Espanha com relação ao Brasil. O primeiro tema é: Diferença de horários. Então... Atualmente estou a um fuso horário trágico de cinco horas a mais que no Brasil (por favor, acaba horário de verão!!!), mas, para a minha surpresa, essa não seria a única coisa que eu estranharia aqui.




Para começar, a divisão dos horários do dia ainda são meio confusos. Pensei que o mais estranho seria o fato do sol nascer quase às 7:00am e só se pôr quase às 9:00pm (a foto acima foi feita às 8:40pm. Sim, isso é estanho!), mas fui surpreendida pela divisão louca de horários do dia. Na Espanha, a “manhã” começa às 8:01am e se estende até 1:59pm (havendo a “quebra de horário” às 12:00am, onde também é chamado de “meio dia”). Às 2:00pm começa a “tarde” e se estende  até às 7:59pm. A “noite” começa às 8:00pm e se estende até às 11:59pm. Às 00:00am aqui também chamam de “meia noite” e de 00:01am até  8:00am aqui se considera “madrugada” (como assim?????). Cumprimentar alguém fica uma coisa meio “Espera... Agora eu digo ‘Buenos Días’, ‘Buenas Tardes’ ou ‘Buenas Noches’?!?! Deixa, vou dizer só ‘Hola!’.” Bom, daqui para eu voltar eu me acostumo (ou não).

Horários de refeições? Outra pancada forte pra brasileiro. Não importa o quanto você procure, se quiser almoçar aqui antes das 1:30pm não há restaurantes abertos. Aqui as refeições são feitas muito tarde, o almoço, por exemplo, é feito entre às 1:30pm e às 4:30/5:00pm e o jantar entre às 9:00pm e às 11:00pm. Eu, pobre brasileira, preparo meu almoço ao meio dia e minhas companheiras de apartamento olham com cara de “já vai almoçar???”. Para a minha companheira espanhola, isso lhe pareceu quase tão estranho quanto quando descobriu que o sol se põe às 6:00pm no Brasil (coisa que gerou perguntas como “VOCÊS VÃO DA MANHÃ PARA  A NOITE???  VOCÊS NÃO TÊM TARDE???”).


Já o comércio (quebrei muito a cara no início com isso) tem seus horários de funcionamento em sua maioria de 8:30am até 1:30pm, depois fazem uma pausa aparentemente sagrada aqui chamada ‘siesta’ e só retomam as atividades às 4:30pm e permanecem em atividade até 8:30pm. Bom por um lado, ruim por outros... 

Para finalizar, um ponto que jovens curtem: festas! Um “vamos para uma festa” no Brasil é basicamente se encontrar entre 10:00pm e 11:00pm. Convites para festas aqui são basicamente assim : “vamos para a festa tal?” - “claro, vamos!” - “ótimo, nos encontramos às 1:30am”. Pois é, as casas de show aqui só começam a lotar a partir das 2:00am e perto das 4:00am ainda tem gente chegando. Mas fora isso, aqui em Valencia, pelo menos, existe uma divisão de festas que é a seguinte: quarta é a noite dos Erasmus (estudantes estrangeiros), quinta é a noite dos universitários, sexta é festa porque é sexta e sábado porque é sábado. Para quem gosta, nunca existe ócio por aqui (kkkkk).


Então, é isso! Espero que com essa postagem vocês possam sentir o gostinho de uma outra cultura, de costumes ao mesmo tempo próximos e distantes dos nossos. (: Hasta luego!


Comentários