Resumo Geral

Oi!

Como vocês sabem, ficarei compartilhando aqui minhas experiências enquanto participo do Programa Ciências Sem Fronteiras. Então, para começar posso dizer que, atualmente, estou hospedado na Boston University (Universidade de Boston - uma EXCELENTE universidade), no estado de Massachusetts, Estados Unidos, junto com outros 7 brasileiros, dois deles também da Biotec-UFC : Lia Pinho e Larissa Queiroz (tive muita sorte de vir para a mesma universidade que elas).



Meu edital foi o primeiro a oferecer um curso de inglês intensivo para depois fazermos o curso acadêmico. Então, diferente dos editais anteriores, vou passar mais de 1 ano aqui. Um ano e meio, talvez dois. É uma ótima oportunidade para você que, assim como eu, não tem curso de inglês, aperfeiçoar outro idioma e ainda fazer um programa acadêmico em uma ótima universidade. 




Estou aqui desde o dia 17 de setembro de 2013 (o programa da minha universidade começa muito tarde!), mas ainda não terminei de me instalar. A cidade é fria (e vai ficar muito mais) e praticamente nenhuma das minhas roupas do Brasil server para cá; Meu bolso não está feliz com isso. . . Aqui, divido um apartamento com um outro estudante da Universidade. Ele e todas as outras pessoas daqui são absurdamente educadas! Os vendedores quase se tornam seus melhores amigos e até os pompos esperam o sinal fechar e atravessam a rua na faixa (não estou sendo irônico).




Há vários lugares para visitar, esculturas, prédios antigos. . . Enfim, a cultura é realmente riquíssima. A estrutura da cidade é maciça, o transporte público é muito bom, mas, infelizmente, Boston é uma cidade de alto[íssimo] custo. As ruas, prédios, institutos de pesquisa e as empresas são superinteressantes, mesmo que você veja só pelo lado de fora.




Realmente é muito discrepante de Brasil. De qualquer forma, o programa tem enriquecido muito meus conhecimentos, meu inglês e, principalmente, meu conhecimento sobre outras culturas. Exceto pela saudade de casa, está valendo muito a pena! O CsF é uma oportunidade única e inédita e, felizmente, não está distante da realidade acadêmica do Brasil. Se você simpatiza com a experiência, inscreva-se em qualquer edital aberto no site. Aproveitem que a Biotecnologia é a área prioritária do Governo e que Biotec-UFC só tem aluno exemplar!





- Rafael L.

Comentários