Da UFC para a UPV

E aí, Biotechs?! Depois de tanto tempo, cá estou para falar um pouco de sobre a minha vida estudantil aqui. Demorei a fazer esse post porque estava meio ocupada “apanhando” para me acostumar com o sistema daqui (Universidad Politécnica de Valéncia) que é bem diferente do que eu estava acostumada (Universidade Federal do Ceará).




AULAS: As aulas aqui são divididas em três tipos – Teoria-aula, prática e teoria-seminário. As teorias aula são as aulas “comuns” cujo tempo de duração varia de 1h à 2h e que aqui não são obrigatórias (não pensem que é moleza por isso, pois se você falta perde muita coisa). As demais aulas são obrigatórias e EXTREMAMENTE cansativas com uma linda duração de 4h seguidas.

PRÁTICAS: Aqui tem uma coisa que achei muito legal quando o assunto é aula-prática. Diferentemente do que eu era acostumada, que era fazer práticas “soltas”, aqui as práticas seguem uma ordem lógica. Ou seja, minhas práticas na UFC eram mais ou menos assim (hipoteticamente falando, claro): hoje fazemos uma extração de DNA, na próxima prática titulamos uma substância desconhecida e na outra inoculamos uma bactéria num meio de cultura. Claro que é muito bom aprender a fazer tudo isso e tal, mas aqui se faz diferente: começamos com um determinado material na primeira prática e vamos até a última fazendo o estudo dele: na primeira extraímos DNA, na outra fazemos a eletroforese do material, na outra purificamos ele, na outra fazemos a PCR e assim vai.


SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Temos um esquema bem peculiar... Muitas das provas aqui são as chamadas “tipo teste”. Isso mesmo prova de marcar (todos comemoram – só que não). Diferentemente do NOSSO tipo teste no Brasil aqui eles fazem uma coisa lamentável que é “uma resposta errada anula uma resposta certa”... Exatamente. A quantidade de questões varia dependendo do professor: Já fiz prova de 35 e também de 100 (sambou no ENEM). Alguns professores fazer provas abertas também, mas é mais difícil. Para todas as disciplinas apresentamos seminários e, algumas, exigem outros trabalhos também.

PROFESSORES: Os professores me surpreendem não apenas por serem ótimos, mas por seus estilos muito alternativos. Já imaginou chegar na aula no calor do verão e a professora simplesmente ter ido de shorts dar aula?! Ou encontrar uma professora que tem mais cara de ‘party rock’ que qualquer um dos alunos ali presentes (digo tipo: com piercings no nariz e com cabeça raspada com um moicano)?! Não condeno, acho até legal, afinal professores são pessoas comuns, MAS não é algo que estou muito acostumada kkkk’
DISCIPLINAS: Estou fazendo quatro esse semestre – Proteomica e Metabolomica; Processos e Produtos Biotecnológicos; Virologia; Genética Molecular. Minha maior dificuldade está sendo com as duas primeiras porque elas são simplesmente matérias de fim de curso, ou seja, de quem já está prestes a se formar. Uma delas exige de mim alguns conhecimentos de Bioinformática (o que eu não tenho, pois ainda não fiz essa disciplina, uhuuuu), mas estou achando ótimo aprender *-*
Por fim, as coisinhas a mais que existem na Universidade já falei para vocês em outro post então não vou repetir aqui. O que posso dizer pra terminar esse post é que, apesar de todas essas “pancadas” que estou levando aqui, estou muito feliz e extremamente realizada, pois estou aprendendo ainda mais a superar minhas limitações. O que é bom pra mim, estou aproveitando; o que não é, estou aprendendo a tirar coisas boas disso também. :)

Um beijão para todos e até o meu próximo diário ;**


Comentários